sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Receita italiana de carinho { #sextacriativa }

Resolvi compartilhar com vocês nesta #sextacriativa uma receita de família que veio lá da Itália e era da minha avó, que minha mãe aprendeu e eu aprendi.

É uma receita que envolve uma história muito forte de carinho (e agora de muita saudade!)  e deliciosos momentos em família. Receita que está na categoria "precisa virar um layout de scrap" por tanto que representa prá mim. É a tal essência do scrap que eu sempre falo aqui.

Vamos à receita?

É de nhoque de batata. Simples, delicioso e muito fácil de fazer.

Nhoque integral de batata

Ingredientes:
  • aproximadamente 1kg de batatas bem cozidas, sem casca
  • farinha (pode ser integral) - aprox. 1 xícara
  • manteiga (retire antes da geladeira para amolecer) - aprox. 2 colheres de sopa
  • sal
  • 2 ovos
  • um punhado de salsinha picada (opcional)

Como uma  boa receita de família, não tenho as proporções de cada ingrediente. Sei ver o ponto ideal dos nhoques só de olhar. A recomendação da minha mãe é que nhoque bom é nhoque com pouca farinha, ou seja, com gosto de batata.

Amasse as batatas. Espere a batata esfriar para começar a adicionar os ingredientes. Comece pelos ovos. Coloque bem no centro das batatas para facilitar na hora de misturar. Coloque aproximadamente 1 xícara de farinha, umas 2 colheres de sopa de manteiga amolecida, sal e com as mãos mexa bem a mistura, até ficar bem lisinha. Quando perceber que a massa está ficando lisinha você pode adicionar (se quiser) a salsinha picada. É neste ponto que você pode precisar de um pouco mais de farinha.


Modele a massa em rolinhos e com uma faquinha corte os nhhoques no tamanho desejado. Neste ponto eles vão ficar como na foto lá de cima.

Aqueça uma panela com bastante água. Espere ferver, coloque um a um os nhoques na água, tomando cuidado para colocar somente uns 10 por vez.  


Quando começarem a boiar, retire-os com uma escumadeira ou peneira pequena e repita o processo com os que ainda não foram cozidos.

E que tal aproveitar o final de semana prá fazer essa receita? ;)


3 comentários:

Clara Miranda disse...

Oiiii!!!
Devem ter ficado uma delícia, viu?
Mas dá um trabalho danaaaaado fazer nhoque, vige!
Fiz uma vez pra nunca mais! Achei que nunca mais ia sair da cozinha!

Brigada pela visita!

Bjim

Clara Miranda disse...

Oi Esther!
Olha eu aqui de novo!
Ítalo é um fofo mesmo, queria conhecer o seu!
Bjim

Marcia Pergameni disse...

amiga obrigado pela visita!! esse nhoque deve ter ficado hein!! adoro, mas só faço de vez em quando!! bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...